segunda-feira, 22 de maio de 2017

Restaurando controle de Super Nintendo

     A uns dias atrás consegui comprar um Super Nintendo a um bom preço a partir da OLX, me desfiz  do meu no ano passado e me arrependi de ter feito isso. No entanto, o que peguei esta muito mais conservado do que o que eu tinha antes, então fiquei mais feliz ainda.
     Bem, o console também esta amarelado, e meio sujo, com o tempo irei limpar ele pois não tenho a chave para abri-lo. Deste modo irei inicialmente deixar o controle com cara de novo.

Antes e depois do processo de restauração.


     Para abri o controle é necessário usar uma chave philips (estrela) para tirar os 5 parafusos. Após a retirada podemos facilmente desunir as duas partes do controle e chegar a placa. Ao abrir vi que usaram papelão para "causar" as partes do controle para fazer uma maior pressão na placa e melhorar os botões. Também como podemos ver na figura abaixo, existia muita sujeira.


Parte dianteira do controle.

Parte traseira do controle.

Controle já aberto, visão traseira da placa de circuito.

    Nas fotos abaixo temos uma maior noção do grau de sujeira acumulada que o controle tinha. O que me surpreendeu foi que as borrachas ainda estão bem firmes, o controle foi feito pela Gradiente.

As duas partes do controle.

Borrachas ainda bem firmes e flexíveis.

         O próximo passo consistiu em retira a placa, os 2 ferrinhos que seguram os botões R e L. Após isso, coloquei todos os botões e as borrachas de "molho" em água com detergente, e lavei com água e detergente a carcaça com a ajuda de uma escova de roupas e uma escova de dentes velha.

Algumas peças de molho na água com detergente.



     Após lavar bem as duas carcaças e os botões R e L, segui para o processo de aplicação de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) nestas partes. Esse processo tem como objetivo restabelecer a cor original do plastico que está amarelado. Para isso utilizei Água Oxigênada cremosa da marca Farmax com 40 volumes, aplicando com um cotonete já que a área a ser aplicada é pequena.
     Nesse processo é necessário que as partes que foram aplicadas o peróxido de hidrogênio seja expostas a radiação ultravioleta. Algumas pessoas colocam luz negra ou luz fluorescentes sobre as peças, já que as duas são fontes de radiação ultravioleta, mas eu preferi por no sol pois o processo é muito mais rápido. Uma coisa importante é aplicar uma camada de peróxido de hidrogênio a cada 10 ou 15 minutos, pois a reação vai consumindo e parte vai volatilizando, assim é bom sempre deixar uma boa camada aplicada, quando a peça estiver bem clara podemos retirar do sol e lavar a peça com água e sabão.

    OBS. USE LUVAS E EVITE O CONTATO DO PERÓXIDO COM A PELE POIS A CONCENTRAÇÃO É MUITO ALTA, EM CASO DE CONTATO LAVE O LOCAL BASTANTE.


Partes contendo peróxido (próximo do fim do processo)


     O peróxido de Hidrogênio possui formula molecular H2O2, e ele é um iniciador de reações radiculares. O que ocorre é que a substância chamada de Bromina que é adicionada ao plastico retarda a combustão e propagação de chamas, mas gera com o tempo um tom amarelado no console. Ao incidir radiação ultra violeta sobre o Peróxido de Hidrogênio, ocorre uma quebra homolítica da ligação simples Oxigênio-Oxigênio gerando dois radicais que irão iniciar a reação radicalar que irá liberar parte da bromina, reduzindo o amarelado.
    Com o tempo a tendencia é que parte do amarelado volte, já que existe bromina na composição do plastico e ela volta a reagir com componentes do plastico por meio da exposição ao sol e contato com oxigênio, apesar de ser algo natural que irá acontecer de qualquer jeito, isso deve demora muito.
     Vamos agora cuidar da placa de circuito do controle, para ela eu utilizei um pano humido para limpar a parte de traz e um pano seco para limpar a parte da frente da placa, e por fim coloquei grafite nos terminais dos botões, para por a grafite utilizei uma lapiseira 0.7 com ponta de dureza B. O grafite é uma forma alotrópica do carbono, e ele pode ser utilizado como lubrificante sólido ou condutor elétrico, assim coloque em cada parte preta e evite fechar circuito.

Placa de circuito.

Parte traseira da placa.


     Depois que limpei bem todas as peças, comecei a montar o controle, e me dei conto de quanto novo ele tinha ficado. Nem parecia o mesmo controle de antes pois estava bem alvo e bonito.



Controle de Super Nintendo após toda restauração.


    Chegou a hora de testar o mesmo no console, e sem sombra de duvidas ficou muito bom. extremamente macio e com boa precisão, levei cerca de 5 horas para fazer todo o processo e garanto que valeu muito a pena, pois gastei muito pouco, gastei apenas 2 reais na compra do peróxido de hidrogênio no Super Mercado, sendo que gastei menos de 10% do peróxido de hidrogênio, assim sobrou o suficiente para deixar o outro controle e o console novo.  :)


Espero ter ajudado.  :)

5 comentários:

  1. Ola, sobre as borrachas do controle, é possível encontrá-las para comprar? Se sim, como as procuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa amigo. Você pode comprar as borrachas no mercado livre. Esse anuncio pode lhe interessar: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917146725-nova-borracha-condutiva-reparo-controle-super-nintendo-snes-_JM

      Excluir
  2. Tem algum lugar pra comprar um controle original pra vc indicar? Quero um controle de Nintendo original do dar ou baby.

    ResponderExcluir