quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Mega Drive III da TecToy por dentro (43 jogos).

     É sabido que a TecToy lançou várias versões do Mega Drive ao longo dos anos, como por exemplo o Mega drive Guitar Idol com 87 jogos na memória e o Mega Drive Guitar Idol com 100 jogos na memória (que já falamos aqui). Entre essas versões diferentes, houveram também mudanças em suas placas de circuitos e em seus componentes, Deste modo decidi abrir o meu (MD3) Mega Drive III (que é a versão que vem com 43 jogos na memória) para que possamos ver como é a placa de circuito e os componente eletrônicos do mesmo.


Mega Drive III com 43 Jogos na memória.


     Ao tirarmos os quatros parafusos que unem a parte de cima com a parte de baixo com console, percebemos que essa versão não traz aquela placa enorme de metal que cobria a placa de circuito dos consoles dos modelos anteriores.

Ilustração da placa metálica. Dos primeiros modelos de Mega Drive 3.

    A foto mostrada acima é de um Mega Drive III de 1993 conforme SkooterBlog, esse modelo ainda contava com saída de vídeo tipo RF, e essa placa isolava o circuito de qualquer ruido (onda eletromagnética e outros) que viesse interferir no sinal de saída, ou seja, essa placa funcionava como uma gaiola de Faraday, O Modelo com 43 jogos, não vinha com saída de vídeo tipo RF e nem com a placa metálica. Falaremos de sua saída de vídeo adiante. É possível notar também que ele não possui a conexão para Sega CD.
    Assim, abaixo temos a placa do Mega Drive III com 43 jogos na memória. e nela podemos ver de cara uma mudança em relação aos modelos anteriores, a mudança é que não temos apenas uma placa, e sim duas, uma verde que contem os componente de vídeo, áudio, slot de cartucho e outros, e uma placa beje que contém as entradas de controle e sistema de proteção contra queima de componentes (fusível e varistor), retificação (diodos e outros) e redução de tenção (tráfo e outros).


Placa do Mega Drive III com 43 jogos da memória.

      As duas placas são unidas por fios de cobre, responsáveis pela alimentação e emissão do sinal dos controles para a placa verde. Olhando a placa beje mais de perto veremos o componente SW1 que é um potão retentivo responsável por ligar e desligar o aparelho (botão de power), e o SW2 que é um botão não retentivo responsável por "resetar" o aparelho. Geralmente o botão SW2 costuma apresentar problemas de desgaste pelo tempo, no entanto, é muito simples trocá-lo e ele é um componente muito barato, inclusive o botão desse aparelho esta sem funcionar e vou precisar trocá-lo (posso postar o processo de troca, caso queiram).


Placa beje ou dianteira do MD3.

    Na placa verdinha encontramos os principais componentes do MD3 com 43 jogos na memória, como componentes de vídeos, áudio, memórias e outros.

Placa TecToy.


     Olhando mais de perto descobrimos que ele usa o chip SEGA 315-6123 FQ8007 9923, descrito na placa de circuito impresso como IC1, o qual está embutido o VDP (Video Display Processor), o Z80 e o YM2612. O VPV é o processador de vídeo do console o qual contava com uma paleta de 512 cores, o Z80 é o processador de áudio que trabalha em conjunto com o chip YM2612 da Yamaha que é o famoso chip FM.



     Abaixo temos mais algumas fotos da placa.






     A parte de baixo da placa não tem grandes novidades, o diferencial do meu Mega Drive III é que ele possui um reparo com fios ao traçado do controle 2, que foi feito quando eu ainda não era dono do console.

Vista de baixa das placas do Mega Drive III da TecToy


     A saída de vídeo é feita via s-video (mini-din de 9 pinos), o qual recebe sinal de vídeo do chip SONY CXA1645M o qual está localizado próximo ao pino de saída. Na saída de vídeo, cada um dos 9 pinos possui um função como mostrada na figura abaixo.

Saída de vídeo do MD3.

    Se quisermos fazer uma modificação no nosso console e por uma saída de vídeo composto com áudio estéreo precisaremos buscar na trilha da placa o ponto comum ao pino que queremos. Assim para vídeo composto deveremos utilizar o pino 4 (amarelo) e o terra que é a lateral do plug, para áudio estéreo utilizaremos o o pino 8 para a saída esquerda e o 9 para a saída direita (e o terra), assim precisaremos de 3 plugs, 1 para vídeo e 2 para áudio.
     Esse padrão possibilita também uma saída analógica no padrão RGB, ideal para construção de um cabo s-vídeo para scart, o qual irá proporcionar vídeo com qualidade incomparável.

Esquema do cabo S-vídeo/Scart


     Para o cabo Scart é utilizado para imagem o pino 1 (sinal em Azul), pino 3 (verde), pino 7 (vermelho) e o pino 4 (sync) para fechar o circuito.
     Infelizmente as TVs brasileiras não veem com o padrão Scart (comum na Europa), deste modo, para conseguir a melhor imagem é necessário alem do cabo S-vídeo/Scart que compremos um conversor Scart/HDMI assim teremos uma melhora muito significativa de imagem, quando comparado com a saída de vídeo composto.

     Fique atento as notícias do blog, curta nossa página no Facebook e fique por dentro.
Veja aqui com detalhes, como melhorar o sinal do seu Mega Drive III ou Genesis II em 3 dicas,
;)

6 comentários:

  1. Eu tenho um mega drive desses.
    Sinto lhe informar que não tem 43 jogos, apenas 36.
    Uma propaganda enganosa da TecToy. Pode contar aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mega e no de 60 e 73 jogos o pense bem vale como 10...

      Excluir
  2. E esse mega e mono, nao tem ligação no pino áudio r, só no pino 6 que e interligado no pino 8.
    Porém esse e o último modelo a usar esse plug mini din, o de 60 e 71 jogos é dois RCA e o som e horrivel...

    ResponderExcluir
  3. Olá, consegui uma placa dessas no lixão, estou tentando fazer funcionar, já refiz algumas trilhas e troquei alguns componentes. Mas tem um componente q está quebrado, já identifiquei que é um Diodo Zener(na placa está DZ1) só não sei a voltagem dele. Gostaria de uma ajuda. Está no canto da placa principal. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Se alguém souber a questão acima, pode entrar em contato por favor, julianodsouza@gmail.com. obrigado

    ResponderExcluir
  5. Quetia saber em qual dos componentes fica o sistema operacional e os 43 jogos. Se é possível trocar. Pois o meu já entra em 1 jogo direto e não posso escolher o jogo como se a memória tivesse bugada.

    ResponderExcluir