terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Obtendo a melhor imagem no Mega Drive III TecToy

     Quando mostramos a placa de circuito eletrônico do Mega Drive III com 43 jogos, falamos brevemente sobre a sua saída de vídeo e mostramos o esquema de como fazer um cabo S-vídeo/Scart, de modo a obter uma boa qualidade de imagem. Deste modo, iremos trazer aqui algumas alternativas que podem ser utilizadas para obter uma melhor imagem. Lembrando que a saída de vídeo do Mega Drive III da Tectoy é igual a saída de vídeo do Sega Genesis II, de modo que essas dicas também servirão no modelo americano.

Disposição da saída de vídeo do Mega Drive III da TecToy.

   
 1º Scart/HDMI - A primeira opção que trazemos é com a utilização de um cabo que converte a saída s-vídeo do Mega Drive III (saída com conexão Mini-Din de 9 pinos) para Scart. Entrada de vídeo do tipo Scart era comum em TVs na Europa, no entanto, aqui no brasil a realidade era outra e não tivemos a chance de utilizar entradas desse tipo. A saída Scart manda para o televisor os sinais de RGB (separação de cores) e som estéreo, possibilitando boa qualidade de som e imagem.
    Assim se quisermos utilizar essa saída de vídeo, teremos que comprar ou construir um cabo conversor de s-vídeo (Mega Drive III) para Scart.


Cabo s-vídeo/Scart(RGB)

     Esse cabo está custando cerca de 70 reais no mercado livre, e 23 reais no eBay (fora o que a receita federal cobra). No entanto, é possível construir o mesmo a partir do esquema eletrônico abaixo:
Esquema para construção do cabo s-vídeo/ Scart.

    Como dito acima, TVs brasileiras não possuem entrada Scart, assim temos que comprar um conversor Scart/HDMI, de modo a poder ligar o Mega Drive III em uma TV moderna que tenha entrada HDMI, e isso resultará numa imagem de ótima qualidade.
     Existem vários tipos de conversores tipo Scart/HDMI, sendo que o mais barato no mercado livre custa 90 reais, mas pouco se sabe sobre a qualidade de conversão deste produto.

Conversor Scart/HDMI (1080p).


    Abaixo, temos um vídeo com a demonstração utilizando um Sega Genesis rodando o Super Street Fighter II. No vídeo temos noção de quão bom fica a imagem utilizando este método.

Vídeo utilizando conversor Scart/HDMI.


    2º RGB/VGA - A segunda opção seria aproveitar as saídas RGB analógica (15kHz) para converter em sinal digital e poder utilizar em monitores de computador. Passa isso  é utilizado para imagem o pino 1 (sinal em Azul), pino 3 (verde), pino 7 (vermelho) e o pino 4 (sync) para fechar o circuito. Esse sinal (15kHz) é reconhecido por monitores antigos. Tentei ligar esse padrão direto em um monitor LCD moderno e o mesmo não é compatível, teremos sucesso em monitores antigos.
    Assim, para que o sinal seja reconhecido por monitores modernos é necessário que utilizemos um conversor RGB/VGA, esse conversor é comumente utilizado na construção de arcades, deste modo ao compra ele recebemos uma placa sem case.

Conversor RGB/VGA.

     O conversor RGB para VGA esta custando em torno de 170 reais no mercado livre, sua saída de vídeo é apenas do tipo VGA e ele é alimentado por fonte externa que geralmente é vendido separadamente.

     3º S-vídeo/YPbPr - A nossa terceira dica e a melhor e mais prática ( na minha opinião), é comprar um cabo que converte s-vídeo para vídeo componente (YPbPr). A entrada de vídeo componente YPbPr (que é diferente da RGB) está presente em grande parte dos televisores modernos vendidos no Brasil, e ela proporciona gráficos muito superiores aos obtidos com vídeo composto que utiliza apenas um plug para transportar todos os dados de imagem.
 
Cabo conversor s-vídeo para vídeo componente.


     O cabo conta com uma caixinha que converte o sinal RGB para YPbPr e também aproveita a saída estéreo do Mega Drive 3, assim teremos 3 plugs para vídeo e 2 para áudio, resultando é ótima qualidade de som e imagem,o valor do cabo gira em torno de US$ 44,00 e é vendido pela Retrovision, que pelo sucesso do cabo acabou sem estoque de cabos, assim é preciso ficar alerta para o lançamento de novos lotes. Como podemos ver na imagem abaixo, numa comparação entre vídeo composto e vídeo componente.


Vídeo composto x vídeo componente.

     Para uma melhor comparação entre vídeo composto e vídeo componente, veja a demonstração em vídeo que separei. No vídeo é utilizado o cabo conversor s-vídeo/YPbPr.


Demonstração do cabo da Retrovision.


    Mais detalhes em português sobre esse cabo, pode ser obtido no vídeo abaixo, que foi postado pelo canal Minicastle Org.


Detalhes do cabo (em português).



     Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das notícias.

:)

5 comentários:

  1. Caramba cara! Onde vi achou um monitor com suporte a vídeo de 15 MEGA hertz!?
    É algum tipo de monitor antigo 10D?
    Normalmente está frequência que vi está se referindo é de 15 000 hertz, ou 15 KILO hertz nos monitores antigos. Nos modernos ela é tipicamente 30KHz,o que faz com que muitos não sincronizem.
    Tome muito cuidado com o que você posta! Informações incorretas podem causar acidentes, e sérios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Realmente acabei me confundindo com o multiplicador na notação científica. Vou consertar o multiplicador para kilo (10^-3). Obrigado pela correção. Abraço

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria, a única com quantidade de informação útil

    ResponderExcluir