sexta-feira, 7 de abril de 2017

Liguei o Pc com fonte 110V na tomada 220V

     Olá leitores do Blog, venho aqui relatar uma experiencia que eu passei a alguns dias atrás. Estava eu tranquilo, prestes a testar um computador e não me atentei a tensão da tomada que eu fui ligar o computador. Assim fui logo colocando o cabo de força na fonte (o cabo já estava na tomada, por isso não me atentei).  
Como arrumar um problema. :)


     Coloquei o cabo na fonte e de imediato a fonte começou a fumaçar e deu um pipoco, nem cheguei a acionar o botão de power do Pc. Imediatamente tirei o cabo da fonte, fumaçou mais um pouquinho e o cheiro de queimado pairou na sala. Na mesma hora eu já sabia que a fonte tinha queimado, mais não entendi o por que.
     Assim que tirei o cabo de força da tomada e testei a mesma com um multímetro, constatei que a tomada era 220V e que a fonte estava com a chave em 110V, ou seja, fiz merda.

Fonte do PC que aconteceu o fato.

     Depois de saber qual merda eu tinha feito, fui na net pequisar a respeito, pois tinha receio da fonte ter queimado e levado mais peças do PC junto, como HD, placa mãe e outros. Na internet descobri que esse erro é muito comum, encontrei vários fóruns de pessoas com a mesma duvida que eu, mais não encontrei as respostas que eu queria, assim decidi fazer esse post para ajudar pessoas que cometeram o mesmo erro que eu.
     Minhas pesquisas me levara ao vídeo abaixo, o qual são feitos testes com uma fonte de Pc e um multímetro medindo a saída de 12V. No vídeo ele também coloca a fonte com chave em 110V numa tomada 220V e espera a mesma queimar.

Vídeo do canal Chuvadosfracos

    No vídeo a fonte queima e os capacitores estouram, no entanto, o multímetro marca 12V durante o processo, ou seja, a saída da fonte não registra picos de tensão, tais que causariam queima de outros componentes do PC.
     Assim retirei a fonte e fui comprar uma equivalente a fonte que queimou (a fonte queimada é a da foto abaixo), que era de "350W reais".


Fonte queimada de 350W reais.

       Não encontrei uma fonte igual a essa, mas achei uma equivalente por R$159,95 e instalei no PC. Coloquei a fonte, conferi a chave e a tensão da tomada, ou seja, tudo em 110V (127V), liguei o PC e o mesmo funcionou perfeitamente, sem algum outro tipo de dano.

Caixa da nova fonte.

     Não tive como tirar a foto da fonte que comprei, mas ainda tenho a caixa dela, então da para saber de que tipo foi a fonte que serviu.
     A placa mãe e outros componentes do PC ficaram intactas devido a boa qualidade da fonte que queimou, pois caso fosse uma fonte de baixa qualidade, ela poderia enviar picos de tensão durante o processo de queima, levando a um prejuízo maior.

Gostou do post?
Isso já aconteceu com você? Deixe seu comentário e ajude mais pessoas a resolver problemas como esse.
Obrigado pela visita.

:)

5 comentários:

  1. Cara, não tem noção como seu texto me deixou esperançoso, muito obrigado. Acabei de cometer o mesmo erro, fico na torcida aqui pra que tenha sido só a fonte mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa Henri, obrigado pelo comentário. Fico na torcida por você, mas tenho quase certeza que apenas a fonte queimou. Sucesso para você.

      Excluir
  2. Eu liguei o pc é só estralou não fumaçou mas eu tô com medo de liga

    ResponderExcluir
  3. Cpu estava na voltagem 110 e liguei direto na tomada 110 volt,ligou e do nada desligou,agora n liga mais.O q será q aconteceu?

    ResponderExcluir
  4. Fiz essa mesma bobagem 😢
    Mas comprei uma fonte nova e o pc n ligou.

    Meu irmao disse q pode ser pq o pc ta parado a mais de um ano, mas to com medo de ter perdido a placa mãe 🥶

    ResponderExcluir