sexta-feira, 28 de abril de 2017

Nintendo 64 portátil BR (Handmade on Brazil)

     Hoje trago aos leitores do blog algo que eu estimo muito, que é a construção, adaptação ou melhoramento de algum produto, sendo tudo feito com as próprias mãos (handmade). Alguns dias atrás o José Alves que é um colecionador de games natural de Icoaraci/Belém do Pará, entrou em contato comigo, assim pude conhecer um pouco sobre o seu Nintendo 64 portátil feito a mão. Por ter gostado muito do resultado final estou trazendo aqui para vocês.

N64 portátil.

     Segundo o José Alves a ideia de fazer o Nintendo 64 portátil surgiu de uma conversa em grupo de games a respeito da construção de um Super Nintendo (SNES)  portátil. Com essa ideia em mente buscou na web por SNES portátil e encontrou informações de que o produto já era fabricado em larga escala, assim com brilhantismo e a determinação de sua mente criativa, ele mudou o foco para um N64 portátil, que já foi feito a mão fora do brasil e divulgado na web, mas por terras tupiniquins projetos dessa natureza ainda são escassos.
    Para o seu projeto, ele aproveitou a carcaça do Nintendo 64, reduziu seu tamanho levando em consideração tudo que teria que encaixar e buscou uma arquitetura que proporcionasse uma boa pegada.




Carcaça do console.

     Na parte de baixo ele adaptou a parte central que contem o botão Z de dois controles de N64, a parte que encaixávamos o Rumble Pack ficou na parte central de baixo do console sendo 100% funcional, e para fixar estas partes ele utilizou Durepox, outras partes também foram fixadas da mesma forma.



Visão de baixo do console.

     A parte eletrônica foi bem modificada, afim de espaçar bem os componentes para que o design final fosse bem compacto. Como vemos na foto abaixo foi necessário retirar o slot de cartuchos e alongar com fios para que o mesmo fosse posto numa posição que proporcionasse uma entrada de cartucho paralela ao console.
   




     No projeto foi utilizado um display vendido para ser usado com câmera de ré de carro, no entanto, ele pode ser utilizado em outras aplicações, como essa aqui. O Display funciona com uma alimentação de 12V e possui entrada para vídeo composto,




       Para o acabamento foi utilizada massa plastica em todas pastes que necessitavam, e as mesmas foram lixadas no final.




     Por fim, após a realização do acabamento chegou a etapa de pintura do console portátil, e nessa etapa foi utilizada tinta Spray preta, tal que pode ser encontrada facilmente a um baixo custo.



     O console ficou pronto em 4 meses, e o período correspondeu desde a idealização até a conclusão do console portátil. 
     O N64 portátil conta com saída de fone de ouvido com regulagem de volume e também com saída de som no próprio console, possui dois botões Z e ambos são funcionais. Ele funciona ligado na fonte ou por meio de bateria, e segundo o José Alves ele utilizou células usadas de bateria de notebook.
     Abaixo podemos ver o vídeo do Nintendo 64 portátil em pleno funcionamento, e é possível ver que o resultado foi muito bom.




Vídeos postados no Canal do José Alves

     Esse projeto é a prova de que com determinação e esforço podemos fazer coisas grandiosas, pois o próprio José Alves falou que não possui formação em eletrônica nem em área correlata, mas mesmo assim conseguiu finalizar seu projeto e obteve um bom resultado (apesar de ter queimado algumas placas de Joystick).
     Espero que tenham gostado do post, curtam nossa página do Facebook e fiquem por dentro das novas postagens.

    Você fez algo semelhante, quer compartilhar seu feito com pessoas que tem o mesmo interesse que você? então entre em contato conosco que avaliaremos seu material para uma possível matéria. Obrigado

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário