sexta-feira, 14 de abril de 2017

Minha experiência com o Atari 2600

     Venho neste post falar um pouco sobre a minha experiência com o console Atari 2600, que foi o responsável pela minha inclusão no mundo dos games. Como muita gente sabe, o Atari 2600 junto com seus Clones (CCE, Datari, Dynavision) fizeram muito sucesso aqui no brasil durante a década de 80 e até inicio da década de 90 (no meu caso).

Atari 2600.


     Bem, a minha história com o Atari 2600 começa por volta do ano de 1990, quando meu irmão comprou um Atari 2600 com alguns cartuchos. Na minha cidade, mesmo nessa época era fácil encontrar alguém que tinha um Atari 2600 em casa, alguns tinham Nintendinho ou Master System, mas sem dúvidas o que reinava absoluto eram os Arcades. Na cidade existiam várias casas de jogos com diversos tipos de Arcades e Maquinas de Pimball.

Maquinas de Pimball.

     Eu tinha por volta de 4 anos de idade, e logo aprendi a ligar o vídeo game e mudar os jogos, lembro que fiquei altamente viciado, jogava muitas horas pois ainda não ia para a escola já entrei na escola com 5 anos, assim minha mãe me deixava jogar o dia todo pois eu ficava ali jogando sem dar trabalho a ela, eu só parava de jogar quando o meu dedo começava a dor ou estava muito cansado. Eu jogava bastante com os meus irmão também.
     Lembro de uma vez que meu irmão emprestou o vídeo game aos meus primos, eu fiz questão de levar o console para poder jogar com eles (pense no vício).
     Dos jogos que eu gostava na época, lembro bem do Boxing, Tennis e River Raid. Acho que Boxing foi o que eu mais joguei naquela época, era muito divertido.


Gameplay do jogo Boxing. Postado no canal Awkuhtay

Jogo Tennis. Postado no canal do Marcelo Carvalho.


River Raid. Postado no canal CDiFan237.

     Das jogatinas que tive, tenho uma que nunca esqueci e vou contar para vocês. Em minha casa tínhamos apenas uma televisão de tubo de 20 polegadas (que era o padrão da época), e era justamente nela que o Atari 2600 ficava ligado, e o televisor esquentava muito. Estava eu jogando (algumas horas seguidas) e de repente a televisão apaga do nada, ai pronto, o coração gelou na hora e já sabia que levaria bronca pois meu pai é muito rígido e não gostava do vídeo game. Resultado, a televisão "queimou" (deu problema), o que levou a meu irmão vender o vídeo game e eu dar adeus ao Atari por longos anos.
     Uns 3 anos depois, um vizinho meu pegou emprestado com o primo (de outra cidade), um Atari 2600 com uma caixa cheia de cartuchos, eu nunca tinha visto tantos cartuchos, eram para mais de 100 cartuchos com uma "label" mais bonita que a outra. Não sei do paradeiro daquele verdadeiro tesouro, mas não sai de minha cabeça aquela quantidade de cartuchos, e o pior é que não joguei nada nesse console :(  .

Cartuchos de Atari.


      Já por volta do ano de 2002, comprei um Turbo Game a um amigo de escola, o turbo game não possuía controle e logo troquei ele por um Atari 2600 com dois controles (daqueles sem conectores de controle) mas sem o cartucho e com a placa decodificadora RF quebrada. a placa foi quebrada pelo meu vizinho que abriu o Atari só para fuçar e acabou quebrando. Consegui concertar essa plaquinha fazendo um monte de "jumper" e comprei um cartucho multijogos que vinham vários clássicos bons e utilizei o console por uns 2 anos e depois dei fim a ele.
     Gostei muito de ter um Atari 2600 e jogar os joguinhos dele, hoje não possuo um Atari 2600 e nenhum clone dele, mas tendo uma oportunidade a um preço bom eu irei adquirir, e relembrar como era bom aquele tempo.


:)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog é sempre um prazer saber da história que as pessoas passaram com o Atari
    e tenho certeza que a sua é muito boa mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário amigo. O Atari 2600 marcou a vida de muita gente, é sempre bom encontrar pessoas que apreciam esse fantástico console. Abraço.

      Excluir
  2. Gostei da sua história. Você foi privilegiado em jogar nesse console clássico. É, quando a tv queimava, já botavam a culpa no video game. rsrs
    Continue a escrever as experiências que você teve. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Wanderléia, e aproveito para dizer que gosto muito do seu canal no YouTube. Vou escrever sim, aos poucos vou contando algumas. Obrigado. :)

      Excluir