segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Allejo: O maior craque da história do futebol mundial

     Nem Pelé, Romário, Ronaldinho, nem Ronaldinho Gaúcho, o maior craque da história do futebol mundial é sem duvidas o camisa 7 da seleção brasileira, o maior artilheiro de todos os tempos tem nome, se chama Allejo.

Allejo na preparação para uma lendária bicicleta.



     A história de Allejo começa em meados de 1994, ano em que a seleção brasileira de futebol se consagrou tetra-campeão mundial de futebol durante a copa do mundo de futebol que ocorreu nos Estados Unidos da  América. Neste ano a Konami lança o jogo International Superstar Soccer, que não era licenciado pela FIFA, ou seja, a produtora do jogo não tinha permissão para utilizar o verdadeiro nome dos jogadores. Por não ter permissão, a Konami utilizou nomes fictícios para seus jogadores.

Tela inicial do International Superstar Soccer.

     Para a Seleção Brasileira de futebol, tínhamos craques como: Da Silva, Ferreira, Vicento, Paco, Cícero, Roca, Santos, Pardilla, Beranco, Gomez e o nosso saudoso Allejo. Com a camisa 7, Allejo foi criado com características que lembravam a de Bebeto.
     Ele possuía ótima jogabilidade, sempre rápido e eficaz, era presença garantida em todas as escalações, mesmo cansado superava grande parte dos jogadores.

Escalação da seleção brasileira.

     Em 1995 foi lançado a continuação da série, o famoso International Superstar Soccer Deluxe, o qual trazia algumas melhorias. Ele foi bastante hackeado, gerando clássicos como o Ronaldinho 97, o Campeonato Brasileiro entre outros.

Tela inicial do International Superstar Soccer Deluxe.

     O que chamava a atenção nesse jogo era a jogabilidade, que na minha opinião era a melhor e mais empolgante entre todos os jogos de futebol lançados até então, cansei de ir com meu irmão com com meu grande amigo Diogo na casa de games (games da Dona Lourdes) que tinha perto de onde eu morava para jogar o International Superstar Soccer. A Dona Lourdes que era uma mulher de idade possuía vários Super Nintendo e uma imensa coleção de cartuchos, tinha vários cartuchos de International Superstar Soccer mas mesmo assim muitas vezes tive que esperar o tempo de alguém acabar para jogar ele, R$50 centavos a hora, era só alegria.  :)
     No ano de 1997 é lançado o  International Superstar Soccer 64 para o Nintendo 64 o qual ainda trazia o grande Allejo, agora careca e parecido com Ronaldo o fenômeno. Confesso que pouco joguei essa versão, pois quando falamos: 

- Vamos para o vídeo game?
- Bora, Jogar James Bond?
- Só se for agora.

     Ai rapidão fechava um time com 4 pessoas e íamos fazer barulho na casa de jogos que possuía a plataforma, que era a casa de Jogos "CD Games e Lanches" que depois virou McDouglas.     :)
   
 International Superstar Soccer 64.

    A partir do lançamento do PES, a Konami pôde usar os verdadeiros nomes dos jogadores, deste modo, Allejo foi deixado de lado. Mas em 2013 a empresa trouxe de volta o maior craque de todos os tempos, o qual estave presente no PES2013, PES2014 e PES2015, e a Techtudo preparou um tutorial de como jogar com ele.

Allejo sendo escalado no time do Flamengo.

     Sem duvida um dos personagens brasileiros mais querido dos últimos tempos, que deixou seu nome gravado na história do Futebol. A baixo temos um trecho do documentário "Allejo Eterno: O melhr de todos os tempos" que foi postado no canal byoldschool, e traz uma seleção de lances incríveis protagonizados pelo craque na época do SNES, tudo isso ao som do Jorge Ben Jor.

Trecho do documentário Allejo eterno.

     Sem dúvidas o jogo International Superstar Soccer foi um marco nos jogos de games, até hoje ainda gosto de jogar ele, e tentar relembrar os lugares que um chute era gol certo.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário