quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Como é a pistala do Dynavision Xtreme por dentro

     Já conhecemos um pouco de como é um Dynavision Xtreme por dentro, quais jogos vinham e como era seu cartucho, agora iremos voltar um pouco da nossa atenção para a pistola Turbo Flash Gun, a qual vinha junto com o console Dynavision Xtreme.

Pistola Turbo Flash Gun.


     A pistola Turbo Flash Gun é um clone da pistola Zapper que vinha com o Nintendinho. Para que a Turbo Flash Gun funcionasse, era necessário que a mesma fosse ligada a entrada de controle numero 2 do console, e poderia ser utilizada apenas em jogos de tiro, como por exemplo o Duck Hunt. No Duck Hunt, temos que atirar nos patos que ficam voando na tela de nossa Televisão, para isso basta mirar no nosso alvo e apertar o gatilho.
     É importante lembra, que a pistola do Nintendinho e dos famiclones funcionam apenas nas Tvs de tubo (Tubo de Raios Catódicos), pois as mesmas foram projetadas para a luminosidade desses televisores, luminosidade está que é muito maior que as emitidas por LCD e Plasma.
     Para abrir a pistola me deparei com uma surpresa, para retirar 2 parafusos que seguram as partes da pistola foi necessário descolar parte dos adesivos que enfeitam o acessório, como pode ser visto nas imagens abaixo.


Adesivos que cobriam os parafusos.

     Retirado todos os 6 parafusos, a abertura do acessório foi muito tranquila, assim podemos ver seus componentes. Dentro, é possível encontrar o botão do gatilho, uma plaquinha de circuito eletrônico e na ponta da arma um lente de plastico.

Turbo Flash Gun aberta.

Lente de plastico localizada na ponta da Turbo Flash Gun.

     A plaquinha de circuito eletrônico que pode ser observada nas figura abaixo, possui diversos componentes eletrônicos como:

- 15 resistores diversos;
- 4 capacitores eletrolíticos (C1 e C2 de 1μF, C3 de 2,2μF e C4 de 10μF);
- 5 Capacitores cerâmicos (C5, C7, C8 e C9 de 0,1μF e C6 de 0,022μF);
- 1 indutor L1;
- 3 diodos IN1004;
-  2 transistores S9014;
- 1 Circuito integrado CD4049UBE;
- 1 Diodo foto sensor.

   


Placa de circuito eletrônico.


     No circuito, quando apertávamos o gatilho o foto sensor era acionado, e o mesmo captava a luminosidade do local em que estávamos mirando, o sinal era amplificado pelos transistores e o circuito integrado enviava as informações para o console, assim o circuito integrado fabricado pela Texas Instruments é o cérebro da Turbo flash gun.

Circuito integrado CD4049UBE.

     Na visão da placa por baixo, é possível notar que a troca de informações com o console é feita por 4 fios, sendo que  o fio cinza é o terra, o azul envia o sinal capitado pelo foto sensor, o preto envia o sinal do gatilho para que o console emita o flash em preto e branco, e fio verde é o que recebe a alimentação de 5V que o console manda. Os outros 2 fios da foto são o do botão de gatilho.



     Espero que tenham gostado, pois eu mesmo tinha a maior curiosidade de saber o que tinha dentro desse acessório. Curtam nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário