quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Arrumando PSone que só roda de cabeça para baixo

     Como o PSone (ou o PSX) foi um console que marcou a infância de muita gente, creio que muitos já passaram por isso nos tempos de PSone, de inicio o console roda jogos normalmente, mais passados alguns dias e sem a gente perceber ele começa a fazer um barulho e o jogo não consegue carregar, ai você tem a ideia de colocar de pé o seu console e nota que o jogo carrega e o barulho some. Como você que jogar, escora o console em algum objeto ou deixa ele de cabeça para baixo e vai curtir sua jogatina.

PSone funcionando de cabeça para baixo.



   No entanto, existe um forma simples de consertar esse defeito, primeiro devemos saber o que causa ele. Bem, quando encaixamos o CD costumamos por mais força que o suficiente, assim aos poucos vamos baixando a peça que segura o CD e que é encaixado encima do motor por meio de pressão.

Peça que segura o CD.

    Com o tempo a peça da figura acima, baixa até topar nos parafusos que estão embaixo dele e que seguram o motor, causando atrito que gera barulho e vibrações que impossibilitam que o canhão do laser faça a leitura dos dados do CD.
     A forma que resolvemos o problema foi a seguinte:
- Abri o console e localizei a peça;
- Com uma faca de cozinha, colocamos a faça entre a peça e o motor, de modo a levantar a peça.
Essa etapa foi feita com paciência e com pouca força, para não danificar a peça.

Conjunto que compõe o leitor óptico.

     A medida que levantamos a peça é necessário, testar o game para ver se o mesmo parou de gerar atrito e se o jogo consegue carregar normalmente. Quando achar a altura que proporcione a leitura normal, faremos a segunda etapa.
     Na segunda etapa, coloque apenas 1 ou se achar necessário 2 gotinhas de super cola bem no centro da peça que encaixamos o CD.

Local para se colocar super cola.

     O segundo processo evita que a peça comece a descer e o problema volte. É importante deixar que a cola seque durante algumas horas, para que o resultado seja o melhor possível.
Esperamos ter ajudado.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário