segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Dynavision Xtreme por dentro.

     Na postagem sobre o Dynavisio Xtreme, tivemos contato com algumas informações sobre o console e até de sua aparência por dentro. Agora iremos olhar um pouco mais de parto, e mostrar com mais detalhes a placa de circuito impresso e os componentes eletrônicos deste famiclone que era fabricado no brasil.

Dynavision Xtreme.


     Tenho esse console a pouco tempo, e confesso que tinha grande vontade de abri-lo por curiosidade, e analisar o que a carcaça escondia. Bastou tirar os 4 parafusos para desvendar o mistério.

Dynavisio Xtreme por dentro.

     Dentro do Dynavision Xtreme encontramos 2 placas de circuito impresso, sendo uma placa pequena e uma placa maior, a qual se encontram as duas entradas para controle e o slot de cartuchos.

Plaquinha menor.

     Na placa menor temos o botão de power (botão retentivo), o botão de reset (botão não retentivo), um capacitor de 1 micro Faraday (ao lado do reset), um capacitor de 10 micro Faraday e um resistor de 1K ohm que serve para reduzir a DDP que alimenta o LED, o LED é ligado por fio aos 2 buraquinhos que podemos ver na placa (por descuido acabei torando o fio).  :)
     Já a placa maior, se encontra todo o "cérebro" do console, conforme fotos abaixo, podemos ver o dissipador de calor (alumínio) ao qual o regulador de tensão LM 7805 esta parafusado, pois este CI (circuito integrado) gera muito calor, e necessita de constante troca de calor, assim a placa de alumínio auxilia esse processo.



Placa maior, visão da saída AV e RF.

     Vemos também a parte de baixo da placa a qual está o chip responsável por processar todas a informações do aparelho (chip chamado de PGA/76). Esse chip fica meio oculto, podendo ser visualizado apenas se retirarmos a solda que segura a placa e retirarmos a "plaquinha" verde da placa maior (foto acima).
    Nas fotos também podemos ver o cristal oscilador 21.453666 que é o mesmo utilizado no Nintendinho e no Super Nintendo, e também os 2 transistores 2N3906 e o 2N3904 (ao lado do cristal), tais que são responsáveis pela amplificação do áudio proveniente do chip central.
    A caixinha escura ao lado dos conectores de controle, é o responsável pelo sinal da saída RF, e ao tirar a tampa metálica foi possível ver seus componente. Ver imagem abaixo.


Circuito gerador do sinal RF.

     Ao tirar a tampinha metálica foi possível observar os 2 indutores variáveis (quadrado, geralmente encontrados em rádio FM), uma gama de capacitores cerâmicos e resistores, 1 capacitor eletrolítico de 100 micro Faraday, 2 transistores C458 e 1 C1674. Ao girar os indutores variáveis com uma chave de fenda, podemos regular a qualidade do sinal, que é inferior a saída de vídeo composto que o mesmo tem.



Parte de baixo da placa principal.

Cartucho de 106 jogos encaixado na placa.

     Assim, conhecemos um pouco sobre o a placa de circuito impresso e os componente eletrônicos que constituem o Dynavision Xtreme. Espero que tenham gostado.


Curta a nossa página no Facebook e acompanhe novas postagens.


8 comentários:

  1. Excelente postagem! Bem detalhada. Quem sente a leveza desse console, nem parece que tem peças dentro dele. São tão pequenas. :-) Mas são tais peças que fizeram e fazem funcionar os incríveis jogos 8 bits.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Wanderléia Lima. Quando se fala em 8bits, você entende e muito do assunto, acompanho todos os seus vídeos no youtube. Realmente o console é bem leve e seu circuito é bem reduzido, no entanto, os consoles Dynacom como esse, funcionam e muito bem. Tenho 2 Dynavisions e ambos são excelentes, não tenho o que reclamar deles, são de ótima qualidade.

      Excluir
  2. Tenho um Dynavision que não da sinal de vida ,já testei todos os componentes ,aparentemente bom mais não está chegando energia no circuito integrado 7805 . Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Preciso de um cristal oscilador desse video game,alguém teria alguma sucata que possa me arumar, zap 35998556780

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não acho o curto. 7805 com a mesma voltagem de entrada na saída.
    Já revisei tudo visualmente, mas não tem fora. Pode estar na placa de liga desliga?

    ResponderExcluir
  5. Olá, peguei um dynavision xtreme pra minha coleção, a placa veio com o cristal oscilador solto que já arrumei e veio também sem o RF modulator, onde consigo um? Poderiam me ajudar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir